Aparece... Vem apoiar a tua equipa!Myspace Scrolling Text Creator

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Entrevista de Luís Vargas ao jornal Labor

Com a nova época prestes a arrancar a secção de basquetebol da Associação Desportiva Sanjoanense apresentou oficialmente, no passado dia 25, no seu pavilhão dos desportos, as equipas que vão competir ao longo da próxima temporada.
No escalão principal, constituído na sua grande maioria por atletas provenientes das equipas de formação, a grande novidade é a contratação do norte-americano Shawn Jackson, que na época passada vestiu a camisola da Ovarense. Um jogador veterano, que já passou por diversas equipas, na liga principal, em Portugal, e que vem assim contribuir com a sua experiência para que o objetivo principal dos seniores masculinos, a manutenção na CNB1, seja alcançado com tranquilidade. “É uma aposta da secção de basquetebol para esta época para a equipa sénior, mas não só”, adiantou Luís Vargas, vice-presidente do basquetebol alvinegro. “Irá realizar um trabalho de desenvolvimento do minibasquetebol, onde terá um contacto, dois dias por semana, com as crianças”, justificou o responsável, que considera que o atleta americano é fundamental para a continuidade da Sanjoanense na CNB1. “Sem ele iríamos ter sérias dificuldades para conseguirmos a manutenção neste campeonato e não queremos correr esse risco”, adiantou Luís Vargas, que admite que Shawn Jackson “será um importante contributo para a juventude do clube”. “Não é uma aposta deliberada para subir de divisão, mas para tentarmos a manutenção”, acrescentou o vice-presidente.
Mas as novidades não se ficam por aqui. De destacar também o regresso da equipa sénior feminina de basquetebol depois de mais de 20 anos de ausência. Uma aposta que o responsável considera que será uma motivação extra para as atletas dos escalões de formação. “Temos uma equipa de sub19 feminina, ex-campeãs nacionais de sub16, mas que no seu horizonte não viam, na Sanjoanense, nenhum objetivo, já que não existia o escalão principal. Foi este um dos principais pressupostos que nos levou a criar este plantel”, refere Luís Vargas, que salienta, no entanto, algumas dificuldades para o grupo, já que irão competir em dois escalões, sub19 e seniores femininos. Tratando-se do primeiro ano de competição, depois de uma ausência de mais de 20 anos, o objetivo principal para esta nova equipa passa, segundo o responsável pela secção, pela realização de um campeonato tranquilo. “Ficar no meio da tabela classificativa”, refere Luís Vargas, que não deixa, no entanto, de ter no horizonte uma meta mais ambiciosa. “Tudo depende das condições financeiras do clube, mas se se mantiverem as diretrizes que implementamos, para a contenção de custos, penso que daqui a dois anos a Sanjoanense poderá começar a pensar noutros objetivos”, confessa o vice-presidente que, para a corrente temporada, conseguiu reunir algumas jogadoras que já haviam passado pelo clube alvinegro, como a atleta Paula Pinho, que representou diversas equipas na principal competição feminina.
As expectativas para a nova época “são idênticas às de todos os anos”, para Luís Vargas. Conquistar o melhor lugar possível ao nível dos escalões de formação, é a principal meta estabelecida pela secção de basquetebol alvinegra. “Fazer sempre o melhor e ter todos os escalões a competir ao mais alto nível”, refere o responsável, que salienta que a estrutura do departamento se irá manter, apesar de alguns contratempos, como a saída do coordenador Mário Lima. “A coordenação do setor feminino ficou entregue a Rita Veloso, não estando ainda nada definido para o masculino”, esclareceu Luís Vargas, que salienta, contudo, que “a secção está a trabalhar em pleno”. “Conseguimos reunir um grupo de treinadores, ainda jovens, mas que garantem uma época com a estabilidade necessária e com o nível que pretendemos”, justificou o responsável, mostrando-se “um pouco desiludido com o apoio à Sanjoanense”. “É uma associação que dá formação a mil atletas, no entanto, vejo que a sociedade não apoia o clube, serve-se dele”, confessa Luís Vargas, que adianta que a recuperação financeira da Sanjoanense está no bom caminho.

(In jornal Labor)

Sem comentários:

Enviar um comentário